Sacar Pis Pasep – Quem tem Direito

Quem tem Direito de Sacar o Pis Pasep

O PIS foi criado pela Lei Complementar n°07/1970 que instituiu este programa e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), através do qual a União, os Estados e o Distrito Federal e Territórios contribuem para o fundo destinado aos empregos públicos.  Estes fazem o pagamento para o fundo pagando anualmente entre empregados e servidores sob a forma de quotas que são proporcionais ao salário e ao tempo de serviço.

sacar pis pasep 300x205 Sacar Pis Pasep   Quem tem Direito

Estes programas foram criados com o objetivo de integrar os trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando desta forma, uma distribuição da renda. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e o PASEP é destinado aos funcionários e servidores públicos.

Mas afinal, Quem tem direito ao Pis Pasep?

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de sacar o Pis Pasep, quem tem direito quem não tem, é bem simples de saber, os trabalhadores que são cadastrados no Pis ou no Pasep durante no mínimo 5 anos e contribuíram durante esses 5 anos tem direito a receber o abono salarial desde que tenham trabalhado 30 dias registrados em carteira.

Para não perder tempo e não enfrentar filas à toa você pode consultar seu saldo do Pis Pasep através do site www.caixa.gov.br. Para consultar o saldo no site da Caixa você precisará de uma senha que pode ser cadastrada na hora pela internet mesmo.

Para sacar o Pis Pasep o ideal é que você tenha o cartão cidadão que é feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, caso não tenha o cartão cidadão você pode apresentar o comprovante de inscrição no PIS/Pasep e sua Carteira de Trabalho e Previdência Social na Caixa Econômica.

Agora se quer saber como ter acesso a estes benefícios o trabalhador precisa ser cadastrado pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, isto no caso do PIS; já para o PASEP, o cadastro é feito pelo Banco do Brasil. Depois de realizado este cadastro, o empregado recebe um cartão com número de inscrição e deve entregar este número na empresa ou instituição em que está inserido. Sem este cadastro o trabalhador não pode também receber outro benefício, chamado de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e nem o Seguro-Desemprego. Se o trabalhador não possui cartão PIS, ele deve procurar os bancos mencionados acima para verificar o seu cadastrado e pode inclusive nos bancos acessar segunda via do cartão com número de inscrição. Para isto você apresenta sua carteira de trabalho ou de Identidade. Se ainda não foi cadastrado, faça o seu cadastro.

Mais do Pis Pasep



Comente